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A Sazonalidade Interfere no seu Negócio o Tempo Todo: Como Tirar Proveito?

  • Foto do escritor: palomatoledoas
    palomatoledoas
  • 13 de jul. de 2023
  • 3 min de leitura

Descubra como a previsão de demanda de produtos pode impulsionar seu negócio em épocas específicas do ano. Aprenda estratégias eficazes para antecipar as necessidades dos clientes e aumentar suas oportunidades de vendas. Leia agora e garanta uma gestão inteligente e lucrativa para sua empresa.



O frio chegou e a sazonalidade do clima já está impactando o consumo de roupas, ou seja, a estação do inverno dá as caras e a demanda por roupas de frio aumenta. O mesmo acontece com o verão, que quando surge aumenta o consumo por roupas de calor.


O que é sazonalidade?

Esse comportamento de variação, que chamamos de sazonalidade não está presente apenas no comércio de vestuários, mas em diversos outros ramos de negócios. Sendo assim, a sazonalidade é definida como a variação da demanda em decorrência de fatores externos ou internos, como por exemplo, o aumento das vendas em datas comemorativas, consumo de frutas em época de safras ou aumento de consumo nos primeiros dias do mês na data de recebimento de salário.


Isso faz diferença no meu negócio?

Essa interferência impacta o negócio no comportamento do preço e do estoque. Nesse sentido, é necessário que você enquanto empreendedor aja estrategicamente a fim de otimizar a venda dos seus produtos. E agora você deve estar se perguntando: ‘’como eu posso fazer isso?’’. A resposta é simples e direcionada, você precisa de planejamento baseado em dados!


Por que se planejar para essa sazonalidade?

Se planejar te ajuda a minimizar o risco, pois comprar em volume antecipadamente com poder de barganha permite uma preparação para um cenário futuro de vendas, sendo mais barato que suprir a demanda de produtos emergencialmente ou mais seguro que perder clientes pela falta do produto.


Quando você tem uma estratégia consolidada, a sua visão sobre o que comprar, quando comprar e quanto pagar fica mais clara, assim você evita pagar preços exorbitantes que sobem quando a demanda aumenta. E infelizmente o contrário também acontece, se não há um planejamento, você tem incertezas sobre a quantidade de vendas que faz em determinado período, e as chances de pagar um valor aleatório pelos produtos é muito maior.


Quando esse índice está presente a indisponibilidade de produtos interfere negativamente na experiência dos clientes, eles podem acabar desistindo da compra para buscar outra marca ou tipo de produto em um concorrente.


Em uma visão macro no nível de cadeia de suprimentos, ao estabelecer um bom relacionamento com seus fornecedores, melhora-se o fluxo de informações sobre a sazonalidade, facilitando não só o seu planejamento, como o deles também, garantindo que eles possam atender às suas necessidades durante os períodos de pico, além de baratear a operação.


Como se planejar?

Para te ajudar vamos te passar a estratégia eficaz capaz de antecipar as necessidades dos clientes e aumentar suas oportunidades de vendas:



1. Analise o histórico de vendas

Revise os dados de vendas dos anos anteriores para identificar os períodos de alta e baixa demanda.


2. Preveja a demanda futura

Considere fatores externos, como feriados, eventos, estações do ano, entre outros, que possam influenciar o comportamento de compra dos clientes durante diferentes períodos.


3. Ajuste o estoque

Durante os períodos de alta demanda, é importante ter um estoque suficiente para atender aos pedidos dos clientes. Por outro lado, durante os períodos de baixa demanda, é possível reduzir os níveis de estoque para evitar excessos.


4. Se comunique com os fornecedores

Informe os fornecedores sobre os períodos de alta e baixa demanda, compartilhando as suas previsões. Isso permitirá que eles se preparem adequadamente e evitem possíveis atrasos na entrega.


5. Avalie a capacidade produtiva

Se você produz os seus próprios produtos, avalie a capacidade produtiva da sua empresa. Verifique se você possui recursos suficientes, como mão de obra e maquinário, para atender à demanda durante os períodos de pico. Se necessário, faça ajustes na sua produção ou considere terceirizar parte dela.


6. Acompanhe de perto os indicadores de desempenho

Durante os períodos de sazonalidade, monitore de perto os indicadores de desempenho, como níveis de estoque, tempo de entrega, taxa de atendimento de pedidos, entre outros. Isso permitirá que você faça ajustes rápidos, se necessário, para garantir uma operação eficiente.


Para trabalhar com vendas e serviços é preciso previsibilidade. Não adianta querer apagar o incêndio e agir de imediato, isso comprometerá a reputação da sua empresa e irá gerar insatisfação dos seus clientes. Mantenha a transparência entre os fornecedores e garanta a disponibilidade da sua operação.


Precisa de ajuda na previsão de demanda do seu negócio? Quer estabilidade no seu planejamento? Entre em contato conosco!

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