top of page

Gestão de Mudanças: 8 Passos de Kotter

  • Foto do escritor: palomatoledoas
    palomatoledoas
  • 26 de mar. de 2022
  • 3 min de leitura

Você precisa implementar algum processo de mudança na sua organização mas, não sabe como fazer isso de forma assertiva? Os 8 passos de Kotter podem te ajudar nessa execução.




Pensar em mudança sempre promove expectativas, sejam elas boas ou ruins. Porém, em certos momentos não tem como escaparmos, diferentes circunstâncias podem nos fazer tomar essa iniciativa de mudar um processo seja em nossa vida pessoal ou profissional.


A questão é que não da para falarmos de mudança com sucesso sem falarmos de gestão. Planejar e compreender os componentes envolvidos nesse processo é crucial.


John Kotter, professor da Harvard Business School, foi quem desenvolveu uma metodologia capaz de nos ajudar em um cenário como esse. Em seu best-seller ‘’Liderando a Mudança’’ ele revela essa teoria que traz resultados positivos comprovados.


Confira os 8 passos a seguir:


1. Criar senso de urgência.

Para que o processo flua da melhor forma é necessário que todas as pessoas, independente do cargo que ocupam na organização, compreendam o porquê a mudança precisa acontecer. Esse alinhamento promove motivação para agir, já que as razões claras despertam o desejo imediato pelo novo.


2. Formar as coalizações necessárias.

Conexões certeiras entre diferentes pessoas faz com que essas relações potencializem a mudança, ou seja, quando promovemos boas coalizações entre os agentes da mudança permitimos que aqueles com maior poder de influência direcionem as ações para o foco desejado eliminando até mesmo eventuais problemas que possam acontecer.


3. Desenvolver uma visão para mudança.

A busca por objetivos e estratégias pode ser simplificada pelo compartilhamento da visão futura do que se é esperado. Para que a implementação da mudança ocorra com menos gasto de energia, nortear a equipe através de uma visão clara trazendo os valores envolvidos é extremamente eficaz.


4. Comunicar a visão.

Uma organização certamente possui muitas outras tarefas prioritárias, para que o processo da mudança não seja deixado de lado a comunicação sobre essa visão deve ser clara atingindo os diferentes níveis organizacionais.


5. Capacitar a ação.

Para incentivar a movimentação do seu time rumo a mudança é necessário saber ouvi-lo e dar voz a ele. Retirar as barreiras e empecilhos que travem essa ação é extremamente importante para que atitudes sejam tomadas de forma livre e espontânea.


6. Gerar vitórias de curto prazo.

Sentir algum progresso na realização das suas atividades te torna mais motivado, sendo assim, a ideia aqui é que nós possamos proporcionar aos nossos colaboradores essa sensação. Devemos criar metas e incentivos para a equipe no curto prazo, comemorando os objetivos alcançados e recompensar aqueles que agirem em favor da mudança.


7. Consolidar as vitórias.

Como dito anteriormente as pequenas vitórias precisam ser comemoradas, porém não podemos desviar o nosso olhar da real mudança de longo prazo a qual almejamos. É essa mudança a que trará melhorias contínuas para os processos e projetos.


8. Implantar mudanças na cultura organizacional.

Kotter defende que a gestão da mudança precisa estar no DNA da organização, ou seja, ela não pode ser abandonada pela força do hábito. Para que uma empresa sobreviva a diferentes ocasiões surpresas ela necessita estar apta a mudar, pois mudança é um processo de melhoria contínua.


Mudar é um processo complexo, mas se você investir nas pessoas e desenvolver a sua empatia ele se torna muito mais simples!


Nos conte aqui nos comentário se você já implementou algum processo de mudança na sua organização. Se já, ele foi baseado nessa metodologia? O que você aprendeu durante o processo?


.


 
 
 

Comentarios


Fale conosco

Entraremos em contato!

logoimagem consultoria.png

Endereço

Rua Sebastião de Moraes, 200

São Carlos, SP

© Caladrius Consultoria- Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • LinkedIn - Black Circle
bottom of page